PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

30-04-2022

17:45 - 18:45

CONQUISTA ESPACIAL, ENQUANTO ISSO NA TERRA…

BRAINSPACE

Na tensão da Guerra Fria, os Estados Unidos e a União Soviética construíam foguetes que cruzavam a fronteira atmosférica numa corrida tecnológica rumo ao espaço. Entre ameaças atômicas, com os pés no chão e a cabeça na lua, vimos que a Terra é azul e redonda. Hoje, mais de meio século depois das pegadas de Armstrong na superfície lunar, enquanto bilhões de pessoas roem os ossos que fariam a alegria da finada Laica e bilionários parecem embarcar numa linda egotrip sideral, há questões existenciais que precisamos compreender. Houston, we have a problem! Afinal, qual a origem e o futuro da vida na Terra e em outras partes do Universo?

Palestrantes

Tatiana Roque

Coordenadora do Fórum de Ciência e Cultura da UFRJ. Autora do livro O Dia em que Voltamos de Marte

Stevens Rehen

Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro. Professor titular do Instituto de Biologia da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or. Membro Afiliado da International Society for Research on Psychedelics. Fellow da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences e Fellow Fulbright. Professor Visitante do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute da California. Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento. Membro do comitê científico do Museu do Amanhã. É autor de mais de 100 artigos científicos internacionais que somados ultrapassam 6.000 citações, além de 10 capítulos de livros.

fabio scarano

Engenheiro Florestal (UnB, Brasília), Ph.D. em Ecologia (University of St. Andrews, GB), membro da Linnean Society of London e Professor Titular de Ecologia da UFRJ (desde 1993), onde hoje coordena a Cátedra "Futuros Regenerativos". Atuou nos painéis da ONU de clima (IPCC; 2011-4) e biodiversidade (IPBES; 2014-7). Trabalhou em empresas florestais (1986-8), na CAPES-MEC (2005-11), foi Diretor de Pesquisa do Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2007-9), Vice-Presidente da Conservation International (2009-15) e Diretor Executivo da FBDS (2015-8). É autor de >200 publicações científicas. Ganhou o Prêmio Jabuti por dois de seus livros. Seus interesses incluem a regeneração de Gaia e os estudos de Futuros

Douglas Galante

Douglas é pesquisador do Laboratório Nacional de Luz Síncrotron, coordenando o Grupo Carnaúba, uma das mais avançadas estações de pesquisa do novo acelerador Sirius. É também pesquisador associado do Núcleo de Pesquisa em Astrobiologia da Universidade de São Paulo, liderando essa nova área de pesquisa no país. Graduado Ciências Moleculares e doutor em Astronomia pela USP, Douglas foi um dos pesquisadores pioneiros no país na área de Astrobiologia, tendo defendido uma das primeiras teses neste tema. Atualmente, atua na área de ciências planetárias, estudando ambientes planetários simulados e análogos terrestres.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.