Voltar a programação
Ação da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Superintendência do Audiovisual, que promove sessões com curtas e longas do cinema independente nacional de maneira gratuita, para fomentar a formação de público e promover a democratização do acesso a esses produtos culturais, tanto na produção, como na de exibição. SINOPSE: Documentário que apresenta um olhar possível para a historia do Rio de Janeiro, assentado na presença e contribuição da população negra de origem africana na formação da cidade. A partir de entrevistas e amplo material de arquivo, o filme busca desvelar como a população negra forjou trajetórias individuais e laços comunitários em uma cidade-diáspora marcada pelas disputas em torno do projeto civilizatório das elites brancas. E confere centralidade a esse debate, articulando o ideário racista, a transferencia da capital para Brasília e suas consequências politico-institucionais para o Rio de Janeiro.
Palestrantes
Raphael Moreira | Moderador
Formado em Comunicação Social, com habilitação em Publicidade e Propaganda, possui pós graduação em Fotografia e Comunicação e Educação Infantil e Desenvolvimento. Atuou como parecerista em Editais de cultura no Rio de Janeiro e em Niterói. Atuou também como Secretário Executivo Substituto na Comissão Carioca de Promoção Cultual (CCPC) da Lei do ISS na Secretaria Municipal de Cultura do Rio. É escritor, produtor cultural e sambista. Está como Superintendente do Audiovisual da SECEC-RJ desde março/2022.
Fernando Sousa | Palestrante
Fernando Sousa
Mestre em Ciências Sociais pelo PPCIS/UERJ, possui Especialização em Sociologia Urbana e graduação em Ciências Sociais UENF. Possui experiência de pesquisa nas áreas de Antropologia e Sociologia. Criou o argumento e realizou a pesquisa para a produção do documentário "Manobreiro de Água" e a direção, roteiro e argumento do filme "Intolerâncias da Fé", ambos produzidos no âmbito do edital da faixa Sala de Notícias do Canal Futura. Assina a direção, roteiro e pesquisa do documentário Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz, Entroncamentos e Rio, Negro, ambos produzidos pela Quiprocó Filmes. É cofundador e diretor executivo da Quiprocó Filmes.
Gabriel Barbosa | Palestrante
Doutor e mestre em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense e graduado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em 2016, fundou a produtora Quiprocó Filmes ao lado de seu sócio, Fernando Sousa. Assina a direção, argumento e roteiro dos documentários Nosso Sagrado, Nossos Mortos Têm Voz, Memórias de Aço, Respeita Nosso Sagrado, Entroncamentos e Rio, Negro. Atua no desenvolvimento e produção de projetos cinematográficos que abordam a temática racial, afrodiaspóricas, religiosidades e direito à memória.