PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

28-04-2022

14:30 - 15:30

CAMINHOS PARA UMA ECONOMIA BIODIVERSA

BIODOM

A bioeconomia promove a integração entre os sistemas biológicos e as novas tecnologias para o desenvolvimento de produtos e serviços mais sustentáveis. Suas aplicações são múltiplas e englobam vários segmentos industriais, já que grande parte deles faz uso de nossos recursos naturais. Neste painel, cientistas da sustentabilidade e gestores da bioeconomia falam sobre os progressos que vêm fazendo e as possibilidades para o futuro.

Palestrantes

Rafael Loyola

Instituto Internacional para Sustentabilidade - IIS

Rafael Loyola atua na interface entre a ciência e a tomada de decisão ambiental e elaboração de políticas públicas. Atualmente, é diretor executivo do Instituto Internacional para Sustentabilidade, uma organização dedicada à compreensão da relação entre o homem e a natureza, contribuindo para a transição em direção a um futuro sustentável. Já atuou como diretor científico da Fundação Brasileira para o Desenvolvimento Sustentável e como pesquisador visitante do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais e do Jardim Botânico do Rio de Janeiro. É também professor na Universidade Federal de Goiás, bolsista de produtividade em pesquisa nível 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências.

Mario Frota Junior

REGENERA MOLÉCULAS DO MAR

Biólogo, Pesquisador, Sócio-Fundador e Diretor-Presidente da Regenera Moléculas do Mar. Empreender o que aprendemos. Com esse pensamento, e vislumbrando o início de um novo ciclo de desenvolvimento tecnológico a partir da Amazônia Azul, fundou a REGENERA MOLÉCULAS DO MAR. Graduação em Ciências Biológicas - ênfase Molecular, Celular e Funcional pela UFRGS (2002); Mestrado (2005) e Doutorado (2008) em Bioquímica pelo PPG-Bioquímica/UFRGS; Pós-Doutorado no Centro de Estudos em Estresse Oxidativo - UFRGS. Experiência e atuação nas áreas de Bioquímica, Biotecnologia, Microbiologia Aplicada e Empreendedorismo Científico com ênfase em “moléculas bioativas” e “produtos naturais”.

Ismael Nobre

Ismael Nobre Biólogo pela Universidade Federal de São Carlos, Doutor em Dimensões Humanas dos Recursos Naturais pela Colorado State University e Pós-Doutor em Demografia - Estudos de População e Ambiente pela UNICAMP. Atualmente é o diretor executivo do Instituto Amazônia 4.0, baseado em Manaus, Amazonas, Brasil, uma Organização da Sociedade Civil de base científica que desenvolve soluções tecnológicas para permitir alta agregação de valor aos produtos da floresta diretamente pelas comunidades locais.

Hannah Simmons

ERA Brazil

Hannah, fundadora e CEO da ERA – Ecosystem Regeneration Associates, desenvolve projetos de carbono para conservar vegetação nativa no Cerrado. Uma Canadense com o coração brasileiro, ela reside na Costa do Cacau, na Bahia. Formada em Ciências Ambientais na McGill University (Montreal) teve uma formação multidisciplinar com várias lentes (economia, biologia, geografia, saúde e agricultura) focadas em resolver os problemas das mudanças climáticas. A Hannah, combina o conhecimento técnico e regulatório das metodologias do mercado voluntaria carbono utilizadas mundialmente como VCS, Social Carbon e CCB com uma visão holística de valorizar os serviços ecossistêmicos, que vai muito além do carbono.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.