PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

05-06-2024

17:00 - 18:00

Animes & Saúde Mental

BrainSpace

Você sabia que os animes podem desempenhar um papel significativo na saúde mental, oferecendo uma variedade de narrativas que exploram emoções complexas e desafios psicológicos? Ao abordar temas como superação, amizade e autodescoberta, os animes podem servir como fonte de conforto e inspiração. A identificação com personagens que enfrentam obstáculos semelhantes pode criar uma sensação de conexão emocional, fornecendo apoio para aqueles que lidam com questões de saúde mental. Vem entender mais sobre isso com pessoas que tiveram suas vidas profissionais e pessoais transformadas pelos animes.

Palestrantes

Eduardo Miranda Barros

Eduardo Miranda | Moderador

Eduardo Miranda, conhecido pelos fãs como "O Pai dos Animes no Brasil" é radialista, crítico de cinema e psicólogo. Sua carreira em comunicação segue em paralelo com sua formação em psicologia, desde o final dos anos 80. Já trabalhou em emissoras como a TV RIO (canal local carioca onde iniciou sua carreira), REDE MANCHETE (em 1993, assume a divisão de cinema da emissora e, como responsável direto,, aprova artísticamente "OS CAVALEIROS DO ZODÍACO" e autros anime e tokusatsus que vieram depois, até o fim da emissora em 1999) e TV GLOBO (atuando na programação de filmes e programação infantil). Hoje em dia segue como psicólogo e crítico de cinema do "PROJETO CINEVISÃO", seu canal no YouTube.

Mab Castro de Matos Sousa

Mab Castro de Matos Sousa | Palestrante

Noches Productions

Mab Vizeu, bacharel em Direito pela Universidade Católica do Salvador, é uma advogada e produtora audiovisual multifacetada e empreendedora. Possui cursos em Propriedade Intelectual pelo INPI/WIPO e participou do Curso CopyrightX da Harvard Law School. Em 2021, tornou-se sócia e CEO da Noches Productions, estúdio de animação em Niterói/RJ, onde trabalhou como advogada e produtora. Seus trabalhos incluem o curta "Brilha, Brilha Estrelinha", a série "Nina e os Guardiões" da NatGeo Kids, e o vídeo de abertura do canal "Clubinho das Duas". Atualmente, está envolvida na produção da minissérie em anime "Genius! Minha Vida fora do Penico depois de 1000 Anos!

Ed Cura

Ed Cura | Palestrante

Ed Cura, 28, morador do Morro do Fallet, em Santa Teresa. Fundador e Diretor Executivo do Anime DICRIA / Mangateca DICRIA(Primeira biblioteca comunitária especializada em Mangás do Ocidente), fotógrafo, designer, e mobilizador cultural. Em 2021, recebeu pelo trabalho com o Anime DICRIA o prêmio “Edson Luís” — iniciativa da JUVRio e da Prefeitura do Rio de Janeiro que visa condecorar, anualmente, 9 jovens que façam a diferença em seu campo de atuação.

Pagina de programacao