PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

30-04-2022

20:15 - 21:00

ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO E EMPATIA

BRAINSPACE

Desde os amigáveis lobos que rondavam os acampamentos de nossos antepassados há 40 mil anos, o vínculo humano-animal e suas conexões emocionais, psicológicas e físicas têm papel significativo na civilização humana. A relação entre homens e cães, por exemplo, moldou a história evolutiva das duas espécies e impulsiona novas descobertas da ciência. Não bastasse a diversão associada a esse convívio, recentes pesquisas mostram que a companhia dos pets induz a liberação de neurotransmissores como oxitocina, dopamina, endorfina, norepinefrina, além de reduzir os níveis de cortisol e a probabilidade de morrer de doenças cardíacas. Desde o início da pandemia de COVID-19 a quantidade de adoções de cães e gatos cresceu em todo o mundo e foi crucial para que milhões de famílias atravessassem esse período de adversidades. Num mundo cada vez mais distópico, a convivência com esses animais resgata a empatia ancestral e nos torna mais humanos.

Palestrantes

Stevens Rehen

Stevens Rehen é um neurocientista brasileiro. Professor titular do Instituto de Biologia da UFRJ e pesquisador do Instituto D’Or. Membro Afiliado da International Society for Research on Psychedelics. Fellow da Pew Charitable Trust Latin American Program in the Biomedical Sciences e Fellow Fulbright. Professor Visitante do Sanford Burnham Prebys Medical Discovery Institute da California. Membro da Academia de Ciências da América Latina e Membro Afiliado da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento. Membro do comitê científico do Museu do Amanhã. É autor de mais de 100 artigos científicos internacionais que somados ultrapassam 6.000 citações, além de 10 capítulos de livros.

ALEX ADEODATO

CRV Imagem

Médico veterinário, PhD em neurologia, fundador e sócio-diretor da Associação Brasileira de Neurologia Veterinária, sendo atuante na especialidade de neurologia, neurocirurgia e neuroimagem de animais de companhia há 22 anos. Como empresário, fundou há 15 anos e segue a frente de uma das empresas mais inovadores em diagnóstico por imagem veterinária no Brasil, o CRV Imagem.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.