PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

08-06-2024

15:45 - 16:45

Masterclass: A Relação Entre Roteiro e Direção

Writers Room Audiovisual Mídia e Entretenimento Storytelling Criatividade

Encontrar o tom e a linguagem é um dos muitos desafios da criação de obras sólidas no audiovisual, e a relação entre o roteiro e a direção tem um papel fundamental nisso. O autor se inspira e escreve um universo inteiro de personagens, relações, conflitos e arcos, vive um tour de force para tirar da página em branco a vida que faz emocionar nas telas, mas depende muito também da transição entre o imaginado e o realizado. O texto, por mais estruturado, profundo e desenvolvido que esteja, necessita de brechas e de provocações intimamente ligadas ao trabalho de direção. É na construção dessa linguagem, no trabalho com os atores, com a fotografia, com os enquadramentos, que a consolidação se dá. É justamente dessas trocas que surge a força catártica do audiovisual de melhor qualidade e um exemplo disso é a série Os Outros, criada por Lucas Paraizo e dirigida por Luisa Lima, que se reúnem neste painel para falar de todas as nuances que compõem a relação entre roteiro e direção.

Palestrantes

Foto do palestrante Lucas Paraizo

Lucas Paraizo | Palestrante

Criador das séries “Os Outros” e “Sob Pressão”. Escreveu os filmes “Gabriel e a Montanha”, “Aos Teus Olhos”, “Domingo”, “Divino Amor”, “Divinas Divas”, entre outros. Autor do livro “Palavra de Roteirista” e professor de roteiro na EICTV, em Cuba, onde se formou. Reconhecido com os prêmios de Melhor Série no GP do Cinema Brasileiro e roteiro no Festival de Biarritz por “Sob Pressão”; APCA por “Os Outros”, “Sob Pressão” e “Gabriel e a Montanha” e Melhor Roteiro no Festival do Rio por “Aos Teus Olhos”. Em 2018 foi eleito “Roteirista do Ano” pela Associação Brasileira de Autores Roteiristas, destacando-se como um dos principais roteiristas da indústria audiovisual brasileira.

Foto do palestrante Luisa Lima

Luisa Lima | Palestrante

Premiada pela aclamada série "Os Outros", a diretora Luísa Lima fez seu primeiro trabalho solo em "Onde está Meu Coração” (2021), exibida na 70ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim em 2020 e com indicação para melhor atriz (Letícia Colin) ao Emmy Internacional de 2022. Os Outros, produção de maior sucesso do Globoplay, venceu as categorias de Melhor Série no Prêmio da Associação de Críticos Paulistas (APCA) e Série do Ano da TV Globo, em 2023, e foi indicada ao prêmio Faz a Diferença. Luisa ainda estreou na TV Globo “Histórias (Im)possíveis” em 2023, série escrita por Renata Martins, Grace Passô e Jaqueline Souza, com temas diversos como racismo na perspectiva das mulheres.

Pagina de programacao