PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

28-04-2022

14:00 - 15:00

A euforia dos universos paralelos, imersivos e descentralizados

GLOBALSTAGE Entretenimento Futuro

A ideia de um universo paralelo digital e imersivo não é nova na cultura humana. Escrito em 1984 pelo pai no gênero cyberpunk, William Gibson, o romance "Neuromancer" já explorava a ideia de um ciberespaço onde hackers podiam se conectar e viver aventuras de forma coletiva e dentro uma nova realidade paralela. Mas, por que esses universos digitais, que já existiam de alguma forma há mais de duas décadas, se tornaram o futuro da tecnologia? Neste painel, vamos discutir sobre como as novas tecnologias estão nos permitindo criar novos personagens, novas redes, novas comunidades e novas relações. Qual o impacto na nossa percepção de tempo e espaço, a partir destas experiências imersivas e descentralizadas? E, afinal, para onde isso vai nos levar?

Palestrantes

Olivia Merquior

Idealizadora da Brazil Immersive Fashion Week, primeira semana de moda imersiva da América Latina, Olivia Merquior vem estabelecendo plataformas de fomento para práticas criativas com recursos tecnológicos entre comunidades de diversos países latinos. Foi uma das responsáveis pelo primeiro desfile full 3D apresentado na SPFW, pela primeira exposição de moda em metaverso e pelo primeiro desfile figital da América Latina. Em 2021, junto à plataforma Hic et Nunc, inaugurou uma exposição de obras em AR, que fez parte do evento SP-Arte. É sócia e co-fundadora da IARA, femtech de serviços de estratégia criativa para experiências em metaverso e web 3.0, onde gere start-ups como Storychain e Órbita.

Dodô Azevedo

Dodô ajudou a fundar o O Globo Online, em 1999, pioneiro no setor. Publicou três romances de ficção, dois pela editora Rocco, um pela Editora Leya. Sempre na área das artes, fez, em 2010, mestrado em Estudos da Linguagem e Doutorado em filosofia. Professor de cinema, filosofia, estudos decoloniais e história da cultura e da arte negra. Roteirista e diretor de seus filmes. Roteirista da TV Globo e série para Netflix. Ganha uma coluna fixa no site G1 mensal na página de Opinião do Jornal O Globo. Em 2018, vai para a Folha de São Paulo, onde inaugura o projeto Quadro-negro. Funda a rede VAMOS COLETIVO, que busca mapear coletivos que no Brasil usem redes sociais para fazer diferença na vida real.

Claudio Lima

DRUID Creative Gaming

Claudio Lima é fundador e CEO da DRUID Creative Gaming, uma agência dedicada a criar novas conexões entre o público e as marcas, usando games, metaverso e blockchain, com trabalhos para alguns dos maiores games e marcas do Brasil como Fortnite, Itaú, Submarino, Samsung, Google e outros. Antes da DRUID, Claudio era o CCO da Cheil para a América Latina, cuidando diretamente do departamento criativo dos 8 escritórios latinos da network sul-coreana. Ele foi também CCO da Ogilvy Brasil, Y&R Miami, FCB New York entre outras. Claudio tem mais de 60 leões em Cannes e já foi jurado do festival em duas oportunidades. Além de centenas de outros prêmios em festivais como One Show, D&AD, El Ojo, CCSP, etc.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.