PROGRAMAÇÃO

Voltar a programação

01-05-2022

14:00 - 15:00

A ARTE DE DECORAR TEXTOS: COM CLÁUDIA ABREU

BRAINSPACE

Em rápida consulta ao novo 'pai dos burros', no topo da lista do Google, memória é 'o armazenamento de informações e fatos obtidos através de experiências ouvidas ou vividas'. Para Ewald Hering, 'não fosse a força unificadora da memória, nossa consciência se estilhaçaria em tantos fragmentos quantos os segundos já vividos'. Porém, para Ivan Izquierdo, 'esquecer faz parte de uma memória saudável' e o esquecimento é tão importante quanto a lembrança. Em tempos de HDs lotados de fatos e fotos, como evocar a memória sem precisar de um smartphone na palma da mão?

Palestrantes

Sergio Moraes Castanheira BRANDAO

VIDEOCIÊNCIA

Sergio M C Brandão é diretor geral da VideoCiência (www.VideoCiencia.com.br) e curador internacional da Mostra Internacional de Ciência na TV - VerCiência (www.VerCiencia.com.br). É formado em Engenharia Civil pela UFRJ, com pós-graduação na Inglaterra. Trabalhou 7 anos na BBC Brasil, em Londres, como produtor e apresentador de programas de rádio, principalmente de ciência. Foi repórter e diretor de programas na TV Globo (Fantástico, Globo Repórter e Globo Ciência) e correspondente freelancer da BBC TV. Atualmente, além de fazer palestras e apresentar talkshows na área de comunicação de ciência, é instrutor de comunicação pessoal (media training). Ganhou vários prêmios no Brasil e no exterior.

Mychael Lourenço

Mychael Lourenço é Professor Adjunto do Instituto de Bioquímica Médica Leopoldo de Meis da UFRJ. Possui graduação em Ciências Biológicas (Genética) (2010), mestrado (2012) e doutorado em Química Biológica (2016), e pós-doutorado (2018) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. É bolsista Jovem Cientista do Nosso Estado (FAPERJ) e bolsista de produtividade 2 (CNPq). Tem experiência em Neurociências e Biologia Celular. Nos últimos anos, ele tem buscado entender os mecanismos que levam à perda de memória na doença de Alzheimer e também estuda estratégias para proteger o cérebro contra os danos observados na demência.

Claudia Abreu

Cláudia Abreu é atriz, produtora e roteirista brasileira. Considerada uma das melhores atrizes de sua geração, é conhecida por seu trabalho versátil em filmes, nos palcos e grandes produções na televisão. Na Tv, brilhou em novelas como 'Celebridade', 'Barriga de aluguel' e 'Cheias de Charme', além de series como 'Anos rebeldes'. Ela recebeu vários prêmios, incluindo dois APCAs, duas indicações ao Grande Otelo, quatro indicações ao Prêmio Guarani e duas nomeações no Troféu Imprensa. No cinema, participou de filmes como 'Berenice procura', 'Guerra de Canudos', 'O caminho das nuvens'. Participou de importantes espetáculo teatrais, como 'PI - Panorâmica Insana', 'As 3 irmãs' e 'Noite de reis'.

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.