Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse aqui

Profissões do Futuro: Marketing Digital

Marketing Digital não é uma novidade no mercado, portanto você deve estar imaginando que não faz sentido ser uma categoria de profissão do futuro, então pense de novo.

Desde a entrada da Internet na casa das pessoas, o comportamento de consumo está em constante mutação, e com isso veio a necessidade de saber comunicar no digital, surgindo novos cargos que há alguns anos atrás não se imaginaria que teriam profissionais dedicados como, por exemplo, Analista de Redes Sociais.

Mas além de gerar alcance, impressões, engajamentos e novos seguidores era preciso atender esta demanda que estava cada vez mais ávida por informação, comparação de produtos e preços, e respostas rápidas. E isto fez o trabalho de atendimento do consumidor ir além do telefone e e-mail, com pessoas especializadas em atender o público nas redes sociais. Além disso, algumas empresas aderiram aos chatbots em seus sites ou perfis de redes sociais, o que fez com que surgissem ferramentas especializadas na criação e manutenção destes bots, precisando de desenvolvedores e profissionais da área comercial com conhecimento em digital.

Profissional de Marketing Digital trabalhando | Rio2C

Mas não para por aí, pois o consumidor quer comprar online e receber no conforto de sua casa, sendo cada vez mais exigente em receber o produto em bom estado e o mais rápido possível. Com isso, vieram os cargos de Especialista de E-commerce, Gerente de E-commerce, entre muitos outros. E esta indústria de compra e venda online faz girar toda uma infraestrutura que precisa se adaptar às exigências de um consumidor digital, ainda mais quando chegou a pandemia, pois a necessidade de ficar casa fez aumentar a vendas online. E exemplos de grandes empresas neste mercado é o que não faltam como, por exemplo, o Mercado Livre e a Magazine Luiza.

E aquele famoso marketing de influência feito em publicidade na TV com atores famosos, passou a ser feito nas redes socais através de influenciadores e micro influenciadores, que não necessariamente são pessoas conhecidas nos meios de comunicação tradicionais, pois são youtubers, tiktokers, e por aí vai. E com isso, cargos como Especialista em Digital Influencer passou a fazer parte do quadro de funcionários das empresas. 

Profissionais de Marketing Digital trabalhando | Rio2C

Mas jamais poderia faltar os cargos de SEO, com a grande disseminação da cultura Google perlo mundo. Hoje se você deseja ter um site na Internet é preciso ser encontrado através das buscas que os usuários realizam em buscadores, mas para isso existe toda uma “ciência” por trás. O que fez surgir vagas como Analista de SEO, Especialista em SEO, entre outros.

E é claro que a mídia paga também mudou, o que há alguns atrás o foco era TV, outdoor, rádio, entre outros meios tradicionais, agora os profissionais precisam saber criar campanhas em Facebook Ads, Twitter Ads, e por aí vai. Surgindo assim profissões como Especialista em Mídia Paga Online, Especialista em tráfego digital, entre outros.

Mas se você inda tem pouco conhecimento sobre o mundo digital, mas quer aprender para conseguir uma vaga nesta área, como fazer? Nada melhor do que estudar sobre digital em cursos online, pois existe uma extensa gama sobre todas as especializações possíveis e imagináveis. Seguem aqui algumas dicas de sites para se atualizar sobre anúncios online, SEO, Inbound Marketing, Analytics, entre outros.

Se você quer entrar para o mundo do Conteúdo Digital, os cursos gratuitos do Hubspot Academy são ótimos. Alguns têm certificado e outros não. 

Dentre os cursos que possuem certificado e ajudam bastante a entrar neste mundo do marketing digital estão: Growth-Driven Design e Developing a Website Strategy.

Mas um ponto de atenção é que a maioria dos cursos está em inglês, sendo que existem alguns cursos em português.

Plataforma online, também de conteúdo gratuito, com diversos cursos sobre o Facebook, seja sobre como usá-lo, passando por Publicidade na plataforma, vendas online, como gerar leads, entre outros. Tem conteúdo para cada funcionalidade encontrada no Facebook e sobre como podemos fazer um bom uso delas. Aqui o conteúdo dos cursos é em português.

Plataforma do Google de cursos gratuitos. Tem conteúdo sobre Google Ads, Google Analytics, Google Marketing Plataform, YouTube, entre outros. E é neste local onde é possível fazer as provas para conquistar os certificados do Google. 

O material é dinâmico e de fácil entendimento. Alguns cursos são longos, como o de Google Analytics, mas a forma como o conteúdo é passado é bem leve, não fica cansativo. Aqui o conteúdo dos cursos é em inglês.

Se gostou das dicas, cadastra-se em nossa Newsletter para receber as novidades do Rio2C e ficar por dentro de novos artigos publicados.

Inovação

12 de January de 2022