O Mercado de Trabalho no Canadá

O Canadá é destino para pessoas ao redor do mundo. Em Toronto, por exemplo, é possível ter contato com culturas de países orientais e ocidentais em um mesmo bairro. Mas será que o Canadá é receptivo somente para turistas? Entrevistamos Hanan El-Zoueiter sobre o mercado de trabalho no Canadá.

Leia mais artigos sobre profissões.

Hanan é Diretora de Serviços Estudantis da Toronto School of Management e da Niagara College, em Toronto, Ontario.

Possui mais de 15 anos de ampla experiência em administração geral de escritório. Desde 2000, Hanan atua na área Educacional, começando em instituições em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) e se firmando em Ontario (Canadá).

Entrevista com Hanan El-Zoueiter: Conheça o Mercado de Trabalho no Canadá

1. Durante e após a pandemia do Covid, aqui no Brasil, sofremos um aumento na taxa de desemprego, o que provavelmente foi e ainda é um grande problema para muitos países. Como foi para o Canadá durante a fase mais problemática da pandemia? Como está agora? Existe um incremento de ofertas de emprego?

Infelizmente, durante a pandemia, o Canadá recuperou cerca de três milhões de empregos perdidos para o COVID-19. Por enquanto, a economia do país adicionou 157.100 empregos em setembro, retornando o mercado de trabalho aos níveis pré-pandemia e a taxa de desemprego caiu para 6,9%, ante 7,1% em agosto.

2. Quando falamos em ter um emprego em um país estrangeiro, é comum ver pessoas trabalhando na área de serviços, como em restaurantes, bares, cafeterias, entre outros. Mesmo que a pessoa tenha uma boa educação em seu país de origem é difícil ser aceita. Como você vê esse cenário no Canadá?

Acredito firmemente em trabalhar duro para chegar aonde você quer estar e alcançar seus objetivos de carreira onde quer que esteja.

Quanto aos estudantes/indivíduos estrangeiros, elegíveis para trabalhar no Canadá, eu diria que encontrar um emprego de sobrevivência não é um desafio, especialmente em Toronto, por ser o centro de negócios e serviços. Além do Canadá ser um país diversificado com pessoas de todo o mundo, residindo, trabalhando ou estudando, o que com certeza ajuda em termos de compreensão, respeito, aceitação e estender a mão para os cidadãos de outros países.

3. Existem grandes diferenças entre as cidades do Canadá relacionadas às oportunidades de conseguir um emprego? Por exemplo, teria mais ofertas de emprego em Toronto do que em Vancouver?

Ambas são grandes cidades do Canadá e, portanto, as duas cidades oferecem muitas oportunidades e atividades.

Mesmo que as duas cidades sejam caras, o custo de vida em Vancouver é um pouco menor comparado ao custo de vida em Toronto. No entanto, Vancouver pode ser uma escolha melhor para você, se você é um amante da natureza.

Toronto é a capital corporativa do Canadá e a cidade mais densamente povoada do país. Se você quer trabalhar em bancos, educação, ciências, web, marketing, qualquer coisa digital, níveis superiores corporativos, etc., Toronto é a cidade para você.

4. Existe alguma área de trabalho específica que há mais oportunidades no Canadá para estrangeiros?

Técnicos de testes de sistemas de informação
Especialista em cibersegurança
Diretor de experiência
Auditor de sistemas
Arquiteto 3D
Engenheiro de automação
Pesquisador de inteligência artificial
Engenheiro de DevOps
Agente de bate-papo ao vivo
Analista de segurança de sistemas
Engenheiro ambiental
Desenvolvedor Blockchain
Cientista de dados
Investigador forense cibernético

5. Que conselho você pode dar aos brasileiros que gostariam de ganhar a vida no Canadá? Como começar?

Meu conselho seria sempre seguir as diretrizes de imigração, nunca dizer nunca e o networking é fundamental para você conseguir o emprego dos seus sonhos, além de que o voluntariado pode te levar a lugares e te ajudar a entender a cultura canadense e as necessidades do mercado de trabalho.

Entrevistas

07 de March de 2022

X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.