Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

O impacto da Inteligência Artificial na sociedade

Abordando o tema inteligência artificial, o episódio “Olá, cheguei para dominar”, foi o primeiro da série Pretérito do Futuro, que mostrou como essa tecnologia impacta o futuro do trabalho, agricultura, ciência e medicina. Mas o que é exatamente Inteligência Artificial?

Conheça mais sobre a série Pretérito do Futuro.

Inteligencia Artificial

Segundo o empresário e investidor, Guga Stocco, inteligência artificial “é uma grande estatística”. Por exemplo, para realizar uma análise de dados com a intenção de fazer previsões ou encontrar respostas é necessário olhar para um histórico. Mas a partir do momento que o volume de informação vai aumentando exponencialmente, fica muito difícil fazer estas análises com as ferramentas disponíveis, e é aí que entra a inteligência artificial.

O que a inteligência artificial faz, nada mais é, do que ler toda esta informação, pegar todos os dados disponíveis e os transformar em uma informação útil. E temos várias linhas da inteligência artificial fazendo coisas desse tipo. Por exemplo, Machine Learning, o próprio nome já diz: a máquina que aprende. Ela lê as informações e entende o que está acontecendo, para assim fazer previsões. E existe uma outra linha de inteligência artificial que se chama Deep Learning, que faz com que a inteligência artificial aprenda sozinha. Ela analisa os dados e durante este processo vai supondo caminhos, então ela vai entendendo para encontrar soluções que nem sempre estão no histórico dos dados.

Guga Stocco

O futuro do seu emprego com a inteligência artificial

As máquinas vão aprender educação cognitiva, aprendizado cada vez maior incremental, aí as máquinas vão aprender a serem criativas, e aí você perdeu o seu emprego. Você tem medo disso?

PYR Marcondes – Diretor Geral, M&M Consulting (2018)

Uma grande preocupação atual é se as máquinas vão ocupar o nosso espaço no mercado de trabalho. Sim, elas vão. Da mesma forma como muitos empregos deixaram de existir desde o advento da Revolução Industrial, também já começou a acontecer no cenário atual, mas ao mesmo tempo novos empregos irão surgir.

 O ser humano continuará sendo necessário para atuar de uma forma que as máquinas não conseguem, ou seja, através de relacionamentos, inteligência emocional, capacidade de entender as diferenças e se adaptar. E, ao invés de ver a Inteligência Artificial como nossa inimiga, temos que entender que a sociedade como conhecemos vai se reformular, e o ser humano estará lado a lado com as máquinas.

Se ficou a curiosidade de entender melhor como a inteligência artificial já está mudando as nossas vidas e o que está por vir, confira o episódio “Olá, cheguei para dominar” e tire suas próprias conclusões.