Katia Mesel

Katia Mesel

Cineasta

Katia Mesel começou a fazer cinema em 1968, em 8mm. Sempre na vanguarda foi autodidata no seu aprendizado cinematográfico, cheio de experimentalismos, que envolvia um longo processo desde a filmagem até a imagem revelada. Se formou em Arquitetura e Artes Gráficas em 1970. Até 1980 realiza 20 filmes em Super 8, desde então, acompanha a evolução técnica das bitolas, mídias e formatos. Em 1981 funda a ARRECIFE Produções Cinematográficas, a primeira produtora de filmes culturais de Pernambuco, que existe e produz até hoje. 

Katia Mesel é a primeira mulher, cineasta de Pernambuco, com mais de 50 anos ininterruptos, de dedicação ao audiovisual, e mais de 300 obras produzidas (roteiro, direção, produção, direção de arte), em todas as mídias, formatos, gêneros, plataformas, além da participação e premiação, em inúmeros festivais nacionais e internacionais, em juris, curadorias, oficinas, programas de TV. Desbravadora, continua levando a cultura pernambucana pelo mundo, sem dúvida, é a cineasta brasileira com maior número de obras audiovisuais realizadas. Parte dessas obras estão acessíveis gratuitamente, no Canal Katia Mesel/Youtube.

É a primeira mulher a participar de um Festival de Cinema no Brasil, em 1973, a 2ª Jornada de Cinema da Bahia. É a primeira cineasta a assumir a presidência da Associação Brasileira de Documentaristas – ABD/PE, em 1994. Em 1996 é convidada a representar Cinema, Vídeo e Fotografia, na primeira Comissão de Elaboração e Implantação do Sistema de Incentivo à Cultura do Estado de Pernambuco (SIC PE). No mesmo ano assume de novo a presidência da ABD/PE, formalizando juridicamente como Associação. Foi a primeira mulher a representar Cinema, Vídeo e Fotografia, no Conselho Municipal de Cultura do Recife.

Atualmente está coordenando o processo de restauração e digitalização do seu acervo, com o amparo da Fundação Joaquim Nabuco, do Centro Técnico Audiovisual/RJ e da produtora internacional Cinelimite.