Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, Riotur e Cidade das Artes apresentam:

Já ouviu falar em nanotecnologia?

No último episódio de Você Não Sabia, Antônio Miranda explica como a nanotecnologia afeta e vai impactar a sua vida. Mas você sabe o que é nanotecnologia?

Conheça mais sobre a série Você Não Sabia.

Nano, anão em Grego, significa um bilionésimo de alguma coisa. O filtro solar é um ótimo exemplo, pois o que filtra a luz UV são nanopartículas. A quantidade de nanotecnologia presente na nossa vida hoje é surpreendente, mas o que avanço nessa área vai possibilitar no futuro? 

Um fio de cabelo tem 100 mil nanômetros de espessura e a luz visível tem um comprimento de onda de 400 a 700 nanômetros. A IBM lançou um chip que os transistores têm 2 nanômetros. Isso não é nada. Para se ter uma ideia isso é menor do que a fita de DNA.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

Imagem mostrando um item de Nanotecnologia | Blog Rio2C

Mas como é possível essa façanha da IBM? 

Não só dá para ver átomos como dá para manipulá-los também. Inclusive a IBM fez um curta usando átomos. Mas apesar de isso ser incrível a manipulação de átomos não surge com o avanço tecnológico humano, ela surgiu há 3,5 bilhões de anos atrás com a vida.

Antônio Miranda – Criador de Conteúdo

Quer entender melhor como a nanotecnologia vem mudando nossas vidas e o que pode vir no futuro? É só dar play aqui embaixo! 

@Live

21 de December de 2021