El Pavuna no PitchingShow

El Pavuna apresentou sua música no palco Sound Beats, na edição de 2022 do Rio2C. E neste mesmo ano, o cantor tocou no Espaço Favela, do Rock in Rio. O Rio2C conversou com o cantor sobre sua carreira e estas duas grandes experiências profissionais. 

Conheça o mercado da música do Rio2C

No dia 26/04/2022, El Pavuna mostrou sua música no PitchingShow do Rio2C, para uma comissão formada por nomes estratégicos da indústria musical, além de uma plateia de executivos do mercado fonográfico e do show business. E no dia 10/09/2022 ele esteve no palco Espaço Favela, do Rock in Rio.  

Nascido em 1994, na Pavuna, bairro localizado na extrema Zona Norte do Rio de Janeiro, Thauan, vulgo EL PAVUNA, começou a se interessar pelas artes muito cedo.  

 Na adolescência, montou um grupo de Samba com amigos vizinhos e a partir daí começou a trilhar seu caminho, que não se ateve apenas ao universo das canções.

Apaixonado pela riqueza da música brasileira, faz do samba a sua bandeira. Suas referências vão dos versos irreverentes de Zeca Pagodinho, à força expressiva de Jovelina Pérola Negra, passando pelas melodias virtuosas de Jorge Aragão, unidas à batucada inconfundível do grupo Fundo de Quintal. Como compositor, ficam ainda mais evidentes outras apreciações na MPB, para além do samba.

Entrevista com El Pavuna

  1. Como foi sua trajetória na carreira musical? Quando começou? Por que escolheu a música? Quais são os principais marcos? 

A arte começou a se comunicar comigo ainda na infância. Nos meus primeiros anos eu já me manifestava artisticamente, através de ilustrações, traços, cores e enredos que destinavam meus brinquedos inventados. A música se apresentou em seguida, com um chamamento quase que espiritual. Com a maturidade necessária, compreendi meu papel diante dela e do público.  

Hoje, canto para levar alegria, emocionar, entreter, conscientizar e gerar bons momentos para as pessoas. Meu último grande presente foi o show do Rock in Rio, quando o Samba mostrou o seu poder diante dos meus olhos. 

  1. Quais são as suas principais influências musicais? 

Depois que tive acesso, escolhi beber na fonte da geração dos anos 80 do Cacique de Ramos, Grupo Fundo de Quintal, Jorge Aragão, Arlindo Cruz e companhia. Entretanto, como bom noventista que sou, inevitavelmente fui influenciado também pelas gerações posteriores. Sempre curioso, olhava por cima do muro. Assim desenvolvi grande apreço por outros estilos e misturas da nossa música e tento evidenciar isso através das minhas escolhas. 

  1. Como foi participar do Pitching Show no Rio2C? 

Meu desejo, como artista, é ver meu trabalho chegar nas pessoas. Hoje em dia, tem muita coisa acontecendo, o tempo todo, é muito difícil conseguir a atenção do público para dar o seu recado. Por isso, fico sempre muito feliz quando encontro pessoas abertas a ouvir e principalmente profissionais comprometidos em criar esses espaços de escuta. Daí a importância e a alegria por ter feito parte disso. 

  1. E como foi a experiência no Rock in Rio? 

O dia 10 de setembro de 2022 ficará marcado pra sempre na minha memória e no meu coração. Foi uma grande celebração – minha, da minha banda e equipe – pelo fato de estarmos vivos, juntos, representando nossa música e nossas comunidades no maior festival de música do país.  

É muito difícil viver de arte no Brasil e fica ainda mais difícil quando falamos de artistas periféricos. Então, subir naquele palco, estar diante daquela gente, entrar nas casas e corações das pessoas, é uma grande vitória, mas a luta continua. Sigo assim, grato e mais forte. 

  1. E por fim, quais dicas você poderia dar para quem deseja iniciar uma carreira na música? 

Em primeiro lugar é preciso saber onde estamos nos metendo. Como disse anteriormente, viver de arte no nosso país é muito difícil, então não romantizar essa trajetória é o primeiro passo, é preciso ter certeza do que se busca. Em seguida, muito estudo e boas referências, planejamento e organização também são fundamentais. Por fim, coragem, fé e sorte. 

Quer conhecer mais o trabalho de El Pavuna? Aqui você encontra a lista de todos os canais digitais do artista: https://linklist.bio/ElPavuna 

-->
X













    Sim, desejo receber informações sobre ofertas exclusivas, comunicações comerciais e notícias do Rio2C e seus parceiros através de qualquer meio físico ou digital.