Ministério do Turismo, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Lei Estadual de Incentivo à Cultura, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura apresentam:
PT | EN
Coronavírus. Saiba como proteger você e sua família. Acesse saude.gov.br/coronavirus

Blockchain e criptomoedas: conheça o futuro do seu dinheiro

Seu banco será virtual e a carteira caberá no bolso. Você está preparado para saber qual será o futuro do seu dinheiro? Tem ideia de como blockchain, fintech e criptomoedas funcionam? O episódio “O bit que virou hit”, da série Pretérito do Futuro, abordou esse “novo” cenário da economia, baseado nas moedas digitais. 

Conheça mais sobre a série Pretérito do Futuro.

Você sabe o que é blockchain

Segundo Luciano Britto (Cofundador e CEO, Rhizom – 2019), o blockchain é composto por alguns componentes como, por exemplo, um software peer to peer e um token, que nada mais é do que chamamos de criptomoeda, que é sempre registrado em uma LED pública.

A primeira geração de blockchain foi o Bitcoin. Eles inventaram a criptomoeda, o que até então, na história da humanidade, era impossível você enviar um arquivo digital para uma outra pessoa sem que este arquivo fosse duplicado. Com o dinheiro, que foi o primeiro propósito desse arranjo de blockchain, isso não pode acontecer porque senão gera inflação

Luciano Britto

OK, agora você já entendeu um pouco mais sobre o que é blockchain. Mas como isso funciona na prática?

Na verdade, o Bitcoin é um token, um número grande e complexo que está rodando na Internet, e é preciso fazer uma conta para validar esse Bitcoin. Então, quando o minerador faz a conta, ele valida o Bitcoin e registra, depois ele pega outro, valida e registra. Esse é o processo de mineração, que é preciso para manter a rede segura. E a única forma de hackear o blockchain seria hackear todos estes computadores ao mesmo tempo, ou pelo menos 58% de todos os computadores, o que é impossível.

Guga Stocco – Empresário e Investidor

Quer entender melhor sobre o universo do blockchain e como isso poderá afetar a forma como você usa o dinheiro? Então, confira o episódio na íntegra. Está logo aí embaixo!