Ministério da Cidadania, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro,
Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS apresentam:

Cerimônia de abertura do Rio2C celebra o audiovisual, música e inovação


Começou o maior encontro da criatividade e da inovação da América Latina! Foi com a Grande Sala repleta de convidados que o Rio2C – Rio Creative Conference 2019 promoveu sua cerimônia de abertura, na noite do dia 23 de abril. 

O evento, apresentado pela atriz Erika Januza, começou com um vídeo que reflete sobre a evolução do homem. Com narração do Founder do evento, Rafael Lazarini, o filme apresentou alguns dos grandes momentos da humanidade, desde os tempos remotos de caçadores-coletores (quando começam a dominar o fogo e a culinária), passando pelo ponto em que a ficção transforma nossos repertórios e formas de nos relacionarmos, até a revolução tecnológica.

“Sou muito sortudo de ter encontrado pessoas tão fantásticas que acreditaram no meu sonho e toparam remar contra a correnteza e não só erger esse evento como transformá-lo no maior evento de criatividade e inovação da América Latina”, agradeceu Lazarini. O Founder também citou o sócio Bruno Wegmann, e os curadores Carla Esmeralda, Zé Ricardo, Bernardo Zamijosvy, Stevens Rehen e o Jonas Furtado e o Meio & Mensagem. 

Presidente da BRAVI, Mauro Garcia subiu ao palco e relembrou as duas décadas de trabalho da entidade. “Ano a ano novos produtores foram se juntando aos fundadores. De estado a estado, a associação foi cumprindo sua missão em cada encontro, em cada oficina, em cada evento, em cada mercado. Hoje estamos em 21 unidades da federação e reunimos mais de 600 associados. Brasileiros e independentes”, contou.

A cerimônia continuou com a entrega dos troféus do 1º Prêmio da Produção Independente, pelos atores Bruno Mazzeo e Débora Lamm. Com 21 categorias, o prêmio é um instrumento de celebração da excelência da produção de conteúdo independente para TV e plataformas digitais no Brasil e tem como objetivo de promover, gerar visibilidade e fortalecer o setor.

Vencedora da categoria “Mulher no Audiovisual”, a diretora Lais Bodansky, que recentemente assumiu a direção da SPCine, fez um discurso contra ações que considera o desmonte da política audiovisual brasileira. Os acontecimentos recentes - pedido do Tribunal de Contas da União para suspender novos contratos da ANCINE e paralisação nos repasses da agência - põem em risco um setor responsável por alavancar anualmente mais de R$ 20 bilhões no PIB do país e empregar mais de 330 mil trabalhadores. Ovacionada, ela colocou amarrou uma faixa preta no braço como forma de protesto.

A noite terminou com um show de Almério, artista pernambucano que em 2018 foi um dos selecionados do PitchingShow do Rio2C. Ele lembrou como a participação no evento impulsionou sua carreira e afirmou estar empolgado com o fato de outros artistas terem a mesma oportunidade.

Em mais de 700 horas de conteúdo e 400 painéis distribuídos em 12 salas de programação na Cidade das Artes, o Rio2C 2019 vai reunir profissionais dos mercados de inovação, música, audiovisual, games, neurociência, marcas e realidade virtual. Acesse a programação completa em www.rio2c.com/programacao.

Ministério da Cidadania, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa e Lei Estadual de Incentivo à Cultura do Rio de Janeiro,
Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura e Lei Municipal de Incentivo à Cultura – Lei do ISS apresentam:

patrocinadores

fique conectado