Abertas as inscrições do Edital de Inovação para a Indústria da FIRJAN

A edição 2018 do Edital de Inovação para a Indústria está com as chamadas abertas. Empresas industriais de todos os portes e startups podem se inscrever para desenvolver produtos, processos e serviços inovadores. O aporte máximo por projeto é R$ 400 mil, não reembolsáveis. Além de recursos financeiros, Replique Montre de Luxe os projetos selecionados receberão apoio técnico e contarão com infraestrutura tecnológica dos Institutos SENAI de Inovação (ISI) e Tecnologia (IST) do estado do Rio e, caso necessário, de toda a rede SENAI espalhada pelo Brasil. 

A submissão de propostas é contínua, ou seja, a qualquer momento uma nova ideia pode ser cadastrada na plataforma online do edital. As categorias contempladas são: Inovação Tecnológica para Grandes e Médias Empresas; Inovação Tecnológica para MPE, MEI e Startups de Base Tecnológica; Empreendedorismo Industrial – Grandes Empresas e Startups; Inovação em Segurança e Saúde no Trabalho (SST) e Promoção da Saúde (PS); e Inovação Setorial em SST e PS.

“O edital estimula o desenvolvimento da indústria, pela criação de produtos ou melhoria de processos, aumentando as chances de acesso a novos mercados. Sem esse investimento, a empresa corre o risco de se tornar obsoleta frente a seus concorrentes”, analisa Carla Giordano, Gerente de Inovação da FIRJAN. 

Tecnologias sustentáveis

Com recursos do Edital de Inovação para a Indústria, a CBPak está desenvolvendo tubetes de mandioca biodegradáveis, que serão utilizados para plantio de mudas. A ideia surgiu quando seus fundadores perceberam que os produtos disponíveis no mercado geram grande volume de resíduos ao final do processo de plantio.

Outro projeto em desenvolvimento é o da Plankton Brazil, especializada em criar sistemas inovadores para produção de biomassa de alga. A startup elabora, com apoio do ISI Química Verde, um sistema de cultivo de microalgas que reutiliza resíduos gerados na produção de pisciculturas. As duas ideias estão na fase final de validação de protótipo.

Para mais informações, acesse o portal do Edital de Inovação para a Indústria. Em caso de dúvidas, os associados podem entrar em contato pelo e-mail editaldeinovacao@firjan.com.br. 

Confira o cronograma 2018:

Ciclo 2018.1
7/11/2017 a 3/07/2018 – Fase 1 – Qualificação. Período de inscrições (BM Canvas e Pitch)
3/8 – Resultado da fase 1
4/8 a 31/8 – Fase 2 – Submissão dos Planos de Projeto
15/10 – Resultado da fase 2

Ciclo 2018.2
4/7 a 7/10 – Fase 1 – Qualificação. Período de inscrições (BM Canvas e Pitch)
12/11 – Resultado da fase 1
13/11 a 14/12 – Fase 2 – Submissão dos Planos de Projeto
20/2/2019 – Resultado da fase 2

GARANTA SEU INGRESSO!

De 3 a 8 de abril de 2018 na Cidade das Artes, Rio de Janeiro

COMPRAR INGRESSO