FAQ

1. Informações Gerais

Quais são as datas e horários do evento?

- Summit by Meio & Mensagem: 23 de abril, de 14h às 18h.
- Mercado (Rodadas de Negócios): 23 a 26 de abril, de 10h às 18h.
- Conferência: 24 a 26 de abril de 2019, de 8h30 às 20h.
- Festival: 27 e 28 de abril de 2018, de 10h às 22h.

 

O que é a Rio2C?

Mais importante encontro de Criatividade da América Latina, o Rio2C reúne em um mesmo ecossistema profissionais com diferentes habilidades, culturas, ideias e backgrounds criando assim um ambiente de grande multidisciplinaridade e diversidade, fundamentais para os processos de inovação. 

Anualmente criadores, empreendedores e profissionais do Audiovisual, da Música, Mídia e Tecnologia se reúnem no Rio de Janeiro durante 6 dias de aprendizado, relacionamento, negócios e diversão. Além de antecipar tendências e refletir as dinâmicas do mercado, o Rio2C existe sobretudo para estimular a criação e fomentar a conexão entre diferentes setores. 

O RioContentMarket acabou?

Não, ele agora faz parte do maior evento de criatividade e inovação da América Latina, o Rio2C – Rio Creative Conference.

 

O que é a Conferência do Rio2C?

A Conferência abrange 8 salas de programação, com os maiores criadores e renomados profissionais nacionais e internacionais da indústria criativa em keynote sessions e painéis abordando temas prementes para o audiovisual, música, inovação, games, animação e mercado editorial.  Desfrutar da presença de mentes brilhantes e entender seus processos criativos, em três dias (24/4 a 26/4) de imersão.

 

O que é o SUMMIT no Rio2C?

O Summit em cocuradoria com Meio & Mensagem aborda Conteúdo e Marcas, em um dia inteiro (23/4) com painéis em 3 salas simultâneas sobre: inteligência artificial, cultura maker, games, eSport, diversidade, social good, licenciamento, música, eventos, entre outros temas. 

 

O que é o Mercado no Rio2C? 

Mais de 1.000 empresas nacionais e estrangeiras presentes no evento analisando o negócio do ponto de vista de quem compra, encomenda e distribui, em uma clara proposta de entendimento da indústria audiovisual como encontro entre diferentes players, promoveremos a convivência de canais lineares com conteúdo distribuído simultaneamente em diferentes plataformas. 
As Rodadas de Negócios trazem mais de 350 players nacionais e internacionais do setor audiovisual para o evento e oferece oportunidade para produtoras de conteúdo apresentarem projetos através de um sistema proprietário de matchmaking e reuniões individuais agendadas durante os quatro dias de Mercado (23 a 26 de abril de 2019).

Qualquer pessoa jurídica previamente credenciada no Rio2C|RioContentMarket 2019 nas categorias INDUSTRY e INDUSTRY+ poderá submeter seus projetos para as Rodadas de Negócios, no período de 11 de dezembro de 2018 a 11 de janeiro de 2019.

Cada pessoa jurídica previamente credenciada nas categorias INDUSTRY e INDUSTRY+ poderá inscrever até 3 (três) projetos e cada projeto poderá ser enviado para até 5 (cinco) players. Caso a pessoa jurídica opte pela inscrição de 1 (um) único projeto este poderá ser enviado para até 15 players. A divulgação das reuniões marcadas será feita até 22 de março de 2019. Cada reunião terá a duração máxima de 20 minutos.
A compra das credenciais e envio dos projetos para as Rodadas de Negócios não garante que reuniões serão agendadas, uma vez que a seleção dos projetos fica a critério exclusivo do player.

Mais informações sobre as Rodadas de Negócios: meetings@rio2c.com

Pitching Audiovisual é a oportunidade de apresentação de um projeto frente à uma plateia de compradores nacionais e internacionais. Dividido em 3 categorias - Documentário, Ficção e Kids - o Pitching Audiovisual conta com uma banca seletora e debatedora formada por renomados profissionais do mercado e ainda oferece uma Master class sobre como fazer uma boa apresentação. Para participar o proponente deve obter uma credencial Industry ou Industry+ e submeter seu projeto para as Rodadas de Negócios entre 11 de dezembro e 11 de janeiro. Antes de finalizar o envio do projeto para avaliação dos players o proponente deve selecionar o item SIM em “Deseja participar do processo de seleção para apresentar esse projeto nas sessões de Pitching Audiovisual da Rio2C - RioContentMarket 2019?”. Em caso de seleção do projeto, a Curadoria do evento entrará em contato com a produtora.

Pitching Startup é a oportunidade de apresentação de Startups brasileiras nas áreas de VR/AR, Inteligência ArtificiaL, Apps, IoT, Robótica e Blockchain para uma plateia de investidores, investidores anjo,  especialistas e uma banca de mentores de renome no mercado.

Pitching Show é a oportunidade para artistas e bandas brasileiros se apresentarem para uma Comissão da Música – formada por renomados profissionais da indústria, com intuito de geração de negócios. Além dos showcases apresentados nos pitchings, os artistas ainda têm seus clipes exibidos no Rio2C, as músicas na playlist oficial do evento e participar de uma rede de network.

Expo é a nova área para showcase de Startups brasileiras nas áreas de games, animação, audiovisual, VR/AR, apps diversos, além de ativações e experiências de marcas.
 

O que é o Festival no Rio2C?
Durante o fim de semana o Festival Rio2C abre os portões para os entusiastas da criatividade e inovação, com foco nos universitários, estudantes e jovens profissionais. Englobando experiências de XR Arcade, Maratona Maker, Festivalia, Games, Workshops, Oficinas, Palestras  e Food Trucks.
O público se aproxima e desvenda a indústria criativa através de workshops, oficinas, palestras com renomados profissionais dos setores audiovisual, de música e inovação e experiências como bate-papo com roteiristas, figurinistas, cenógrafos, oficina de fotografia, apresentação, gravação de vídeos online, mixagem, percussão, entre outras. Além disso, a área de exposição recebe showcases de empresas de Games, Audiovisual, Realidade Virtual e Startups. 
 

XR Arcade é o festival de Realidade Virtual do evento, com uma variedade de formatos — AR, MR, VR presencial, remoto, individual, coletivo e multidisciplinar, permeando diversas áreas: arte, games, cinema sensorial, teatro experimental, medicina e educação. Com filmes que fazem sucesso nos festivais, produções brasileiras e roteiros inovadores, o XR Arcade proporciona interatividade em diferentes formatos, conteúdo não-linear e experiencial além de promover empatia com os documentários que criam memórias presenciais e conectam profundamente o espectador com o tema.
 

A Maratona Maker é uma jornada pelo conhecimento, onde criadores e programadores desenvolvem seus projetos focados em ressignificar objetos, subverter seus usos comuns e dar novas funções a eles.
 

A Festivalia é o maior encontro musical de festivais independentes do Brasil, e traz para o palco artistas de todas as regiões, se estabelecendo como uma grande vitrine para as diferentes cenas musicais que acontecem por todo o país.
 

Food Truck é um passeio pela diversa gastronomia brasileira, cachaças e cervejas artesanais.

Quando será divulgada a programação do evento?
A programação do evento será anunciada em março* de 2019.
 *Datas sujeitas à alteração sem aviso prévio.

Qual a classificação etária do evento?
Censura: 18 anos durante a Conferência & Mercado (23 a 26 de abril de 2018). E classificação livre durante o Festival (27 e 28 de abril de 2018), sendo que os menores até 14 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais. 
 

 

2. Credenciais

Qual são as diferenças entre credenciais e ingressos?
As credenciais dão acesso as atividades da Conferência & Mercado e os ingressos para o Festival.

TIPOS DE CREDENCIAIS

SUMMIT by Meio & Mensagem – 23 de abril de 2019
- imersão no universo das marcas e conteúdos por um dia inteiro, em sessões exclusivas com publicitários, criativos, influencers, artistas, executivos de marcas, canais e produtores.

INDUSTRY = Conferência e Mercado
 - acesso irrestrito a Conferência e Mercado, conexão com os mais renomados profissionais da indústria criativa mundial, envio de projetos para as Rodadas de Negócios (audiovisual) e Pitchings (audiovisual e startup).

INDUSTRY + = Summit, Conferência, Mercado e Festival
- credencial mais completa do Rio2C, com todos os benefícios da Industry e acesso ampliado para os 6 dias de evento.

CREATOR = Conferência e Mercado
- garante oportunidade única de conhecer as dinâmicas e tendências dos mercados Audiovisual, de Música, de Inovação, Editorial e de Game/Animação, assistindo aos mais renomados profissionais da indústria criativa mundial, com acesso aos 3 dias de conferência e mercado.

CREATOR+ = Summit, Conferência, Mercado e Festival 
- todos os benefícios da Creator com acesso ampliado para os 6 dias de evento.

FESTIVAL = 27 e 28 de abril de 2019
- fique por dentro dos bastidores da indústria criativa, assista a workshops de profissionais renomados, vivencie as últimas novidades de XR e ainda curta shows da cena musical brasileira na Festivalia durante um fim de semana inteiro.
Pitching Show - mais informações em breve no site.

Empresas associadas à BRAVI têm desconto na compra de credenciais?
Sim, empresas associadas à Bravi podem comprar até 5 credenciais com desconto de 30%, de acordo com o valor da tabela vigente na data da compra. O desconto é válido no CNPJ do associado.

Para validar seu desconto, basta incluir o cupom enviado no seu e-mail, inserir no campo CÓDIGO PROMOCIONAL, selecione a credencial, aceite o regulamento e clique no botão comprar. 

Cada participante deverá comprar a sua própria credencial, pois elas são pessoais e intransferíveis. É solicitado um documento de identificação com foto para a retirada da credencial nos pontos de credenciamento.
Para fazer jus ao desconto a empresa associada deve necessariamente estar regularizada junto à BRAVI do momento da compra até a retirada de credenciais.

Como me associar à BRAVI?
Favor entrar em contato através do e-mail: bravi@bravi.tv

Como não-associados à BRAVI podem adquirir credenciais?
As credenciais estão abertas no site: www.rio2c.com/ingressos

 

3. Formas de Pagamento

O participante, pessoa física ou jurídica, deverá efetuar a sua inscrição através do site do evento, www.rio2c.com e preencher os formulários com as informações solicitadas, sendo ele responsável pela veracidade e teor das informações fornecidas. Formas de Pagamento: O pagamento da inscrição poderá ser realizado por meio de:

  • Cartão de Crédito – à vista ou parcelado.
  • Boleto Bancário - A emissão de boletos ocorrerá até o dia 15 (quinze) de abril de 2019. Após esse prazo, o pagamento deverá ser feito através de cartão de crédito.

    *** Caso necessite receber o boleto bancário em nome de Pessoa Jurídica, favor informar os dados da empresa ao fazer seu cadastro.


Cancelamentos:
Em caso de arrependimento da compra, o reembolso do valor do ingresso somente será efetuado caso a solicitação seja feita no prazo de até 7 (sete) dias a contar da data da compra, e desde que realizado o pedido de devolução com, no máximo, 48 (quarenta e oito) horas de antecedência do horário de início do evento. Essa solicitação deve ser feita através do e-mail:

 

  • Caso não tenha recebido a inscrição em seu e-mail, você pode acessá-la a qualquer momento  pela sua conta no site do Rio2C ou entrando em contato conosco pelo e-mail credenciamento@rio2c.com
  • O Rio2C não se responsabiliza por ingressos adquiridos em pontos de venda não oficiais.

Transferência

  • Transferências de titularidade serão aceitas até 48(quarenta e oito) horas antes do início do evento, através do e-mail: credenciamento@rio2c.com
     

Informações gerais a todos os participantes

  • A inscrição é pessoal (nominal). É indispensável a apresentação de um documento de identificação original e oficial com foto, juntamente com o ingresso físico ou online para validação da titularidade.
  • O evento “RIO2C - RIO CREATIVE CONFERENCE” poderá ser filmado, gravado ou fotografado, a critério da produção do evento, para posterior publicação, transmissão, retransmissão, reprodução ou divulgação em TV, cinema, rádio, internet, publicidade e/ou qualquer outro veículo de comunicação. Ao adquirir uma Credencial do evento, você autoriza o uso gratuito de sua imagem, nome e voz, nos termos ora mencionados, sem limitações e sem caracterizar o uso indevido de sua imagem e/ou qualquer outra violação de direitos de personalidade, e concorda que deste uso não decorrerá qualquer ônus e/ou indenização nacionalmente ou internacionalmente.
  • A confirmação da inscrição estará sujeita à autorização do pagamento pela administradora do cartão de crédito ou da confirmação de quitação do boleto bancário.
  • A participação nas atividades do evento está sujeita à lotação das salas.
  • O valor da credencial não inclui despesas de transporte, hospedagem e/ou alimentação.
  • Poderão ocorrer alterações na programação do evento, sem que haja necessidade de aviso prévio aos participantes.
  • Solicitamos que verifique a política antispam de sua empresa/entidade para que possa receber todas as comunicações.
     

Haverá meia-entrada?
Será disponibilizada a meia entrada apenas para o Festival, que é aberto ao público em geral.

Sobre o benefício da Meia-Entrada
O benefício da meia-entrada é obrigatório aos eventos educativos, esportivos, de lazer ou de entretenimento. Essa obrigação não é aplicável às datas da Conferência, por se tratar de um evento profissional, voltado ao mercado e aos negócios.
O direito à Meia-Entrada é garantido por leis federais e regionais. As leis federais têm abrangência em todo território nacional e as leis regionais têm eficácia restrita ao território onde foram publicadas. As leis federais atualmente em vigor garantem o benefício da Meia entrada para idosos, estudantes, pessoas com deficiência e jovens de baixa renda, com idade entre 14 e 29 anos. As pessoas com direito ao benefício com base em leis regionais variam de acordo com o Estado ou Município que publicou a lei.

É obrigatória a apresentação no estabelecimento, quando do acesso ao evento, da documentação que comprove o direito ao benefício de acordo com a legislação em vigor.

Lei da Meia-Entrada
A Lei Federal nº 12933/2013, também conhecida como Lei da Meia-Entrada, garante o benefício do pagamento de Meia-Entrada para estudantes, pessoas com deficiência e jovens, de baixa renda, com idade entre 15 e 29 anos.
Somente farão jus ao benefício alunos da educação básica e educação superior, conforme previsto no Título V da Lei no 9.394, de 20.12.1996. A lei não estende o benefício a cursos livres, tais como cursos de inglês e informática.
Pessoas com deficiência e quando necessário, seus acompanhantes, têm direito ao benefício. Jovens de 15 a 29 anos, cuja renda familiar mensal seja de até 02 salários mínimos, desde que inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, podem adquirir os ingressos com 50% de desconto.

A concessão do direito ao benefício da Meia-Entrada é assegurada em 40% (quarenta por cento) do total dos ingressos disponíveis para cada evento.

Clique para mais informações sobre a Lei da Meia-Entrada, o Decreto que a regulamenta, a Lei Estadual (RJ) 3364/2000 e a Lei Municipal (Rio de Janeiro) 3424/2002.

 

 

4. Transporte e Serviços no Local

Qual o local do Rio2C?
O evento acontece na Cidade das Artes (Av. das Américas 5300 – Barra da Tijuca). O local é um imponente projeto arquitetônico do arquiteto francês Christian Portzamparc. Como chegar até a Cidade das Artes*?
De táxi ou transporte público.
De ônibus: desembarque no Terminal Alvorada e siga pela passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes.
De metrô + BRT: desça na Estação Alvorada e siga pela passagem subterrânea que sairá dentro da Cidade das Artes.  
Acessos de entrada: Av. das Américas - sentido Recreio dos Bandeirantes ou pelo Mergulhinho da Av. das Américas sentido Zona Sul. * Não haverá estacionamento no local. Como será o acesso de taxis, uber e outros carros de app?
Eles poderão entrar apenas para embarque e desembarque, através do Portão 1 (Av. das Américas). O local oferece acessibilidade para cadeirantes?
Sim. A Cidade das Artes conta com rampas de acesso e elevadores, lugares nas salas de espetáculos e banheiros especiais até a orientação fornecida de forma constante pela equipe do receptivo. Em 2014 a Cidade das Artes recebeu da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência, o certificado que registra a sua participação no Projeto RIO ACESSÍVEL. O evento contará com pontos de alimentação?
Sim, o evento contará com festival gastronômico, com os principais food trucks, diversos cafés, food bikes e 2 restaurantes.